TREINAMENTOS

NR 01 - INTEGRAÇÃO

Este é o treinamento essencial ao funcionário antes do início de suas atividades.

A Norma Regulamentadora de número 1 prevê que o empregador deve informar ao colaborador os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho e os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.

Nesse treinamento o trabalhador recebe orientações preventivas, instruções sobre normativas internas da entidade e uma visão geral sobre a segurança do trabalho focando sempre a realidade que ele irá encontrar em seu ambiente de trabalho.

NR 05 - CIPA

Esta Norma Regulamentadora estabelece a obrigatoriedade de as empresas públicas e privadas manterem em funcionamento uma comissão cujo objetivo é trabalhar, preventivamente, para neutralizar ou eliminar riscos ambientais por meio da recomendação de medidas de segurança que visem melhorar as condições de trabalho.

O membro eleito, seja ele titular ou suplente para cargo na CIPA, terá estabilidade provisória de 2 anos, sendo o ano do corrente mandato e um ano após o término do mesmo. O dimensionamento da CIPA será feito levando em consideração o grau de risco da empresa, o número de funcionários e o seu correspondente - Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), conforme estabelecido pelo Quadro I da NR 5.

O treinamento para a CIPA tem duração de 20 (vinte) horas e irá contemplar os seguintes itens:

a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;

b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;

c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;

d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;

e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;

f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;

g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

 

NR 07 - PRIMEIROS SOCORROS

O treinamento de primeiros socorros consiste em uma exposição teórica que abordará os temas mais comuns em acidentes, sejam eles no ambiente domiciliar ou de trabalho.

Com manequins, simulamos situações críticas que envolvem ocorrências de emergência, onde o aluno poderá colocar em pratica os conhecimentos recém adquiridos.

Não treinamos apenas para o trabalho, ensinamos para a vida.

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Esta Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

 

Esta NR se aplica ás fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Este treinamento terá carga horária mínima de 40 (quarenta) horas e apresentará, entre outros, os seguintes temas:

1. introdução à segurança com eletricidade;

2. riscos em instalações e serviços com eletricidade;

3. Técnicas de Análise de Risco;

4. Medidas de Controle do Risco Elétrico;

5. Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;

6. Regulamentações do MTE;

7. Equipamentos de proteção coletiva;

8. Equipamentos de proteção individual;

9. Rotinas de trabalho – Procedimentos;

10. Documentação de instalações elétricas;

11. Riscos adicionais;

12. Proteção e combate a incêndios;

13. Acidentes de origem elétrica;

14. Primeiros socorros;

15. Responsabilidades.

NR 11 - MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS

Esta Norma Regulamentadora estabelece os requisitos de segurança para a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras, como também o recebimento manual de cargas.

Este treinamento apresenta os princípios de inspeção, procedimentos de sinalização, operação e manutenção dos equipamentos para transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, principalmente para operação de empilhadeiras, caminhões guindastes e elevadores no ramo da construção civil.

Devem receber este treinamento:

- Operadores de empilhadeira;

- Operadores de paleteiras;

- Operadores de caminhão munk;

- Operadores de guincho;

- Operadores de ponte rolante;

NR 12 - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Com este curso você vai conhecer e aplicar as medidas de controle estabelecidas na NR 12, para o cumprimento das condições mínimas exigíveis garantindo a segurança e integridade física dos operadores de máquinas e equipamentos, em suas diversas etapas, incluindo projeto e utilização sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras.

Conteúdo programático:

- Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;
- Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;
- O que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;
- Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
- Segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;
- Método de trabalho seguro;
- Permissão de trabalho; 
- Sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

NR 13 - SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO

O Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras é ideal para quem deseja realizar a operação de caldeiras com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições do equipamento, controlando o funcionamento dos equipamentos e a qualidade da água de acordo com a legislação vigente.

Objetiva-se aperfeiçoar o profissional para atuar na operação e controle de caldeiras de forma segura, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 13 – Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras, de forma que as condições previstas no projeto sejam atendidas, visando práticas seguras de operação.

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Esta Norma Regulamentadora estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

O treinamento trata de procedimentos seguros de trabalho, operação de maquinário usado na construção civil, responsabilidades, direitos e deveres, uso de equipamentos de proteção dentre outros assuntos.

Devido ao ramo de construções possuir grande potencial para acidentes, o treinamento é parte importantíssima para prevenção e segurança de todos.

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Recentemente alterada, a NR 20 foi reformulada e exige o treinamento de todos os funcionários envolvidos com combustíveis de forma direta ou indireta.

Possui como diferencial, o treinamento prático de combate a incêndios com líquidos combustíveis, além do conteúdo teórico.

Devido ao grande potencial inflamável, o treinamento, sem dúvida nenhuma, pode ser o ponto chave para salvar seu estabelecimento em um momento de urgência.

Esse treinamento irá apresentar:

I) Conteúdo teórico:

1. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos;

2. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis;

3. Fontes de ignição e seu controle;

4. Proteção contra incêndio com inflamáveis;

5. Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis;

II) Conteúdo prático:

Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis.

NR 23 - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Esta Norma Regulamentadora estabelece os meios de prevenção contra incêndio, visando garantir a integridade física de todos os trabalhadores e salvaguarda o patrimônio físico da empresa.

Este treinamento é baseado no código dos bombeiros do Paraná, onde são apresentadas técnicas de combate ao fogo, evacuação, primeiros socorros, prevenção e inspeção do estabelecimento, sempre focado em se antecipar ao risco e estar preparado caso o acidente aconteça.

Este treinamento possui conteúdo prático de combate a incêndio e inspeção de extintores, hidrantes e outros mecanismos de combate a incêndio.

NR 33 - SAÚDE E SEGURANÇA PARA ATIVIDADES EM ESPAÇOS CONFINADOS

O curso tem como objetivo instruir sobre a Norma NR 33 – Espaços Confinados, seus requisitos, identificação e reconhecimento desses espaços, sua avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes.  Assim como formar trabalhadores habilitados a exercer sua função de Vigia e Entrante em Espaço Confinado com eficiência, segurança e responsabilidade.

Através de técnicas de segurança em espaços confinados, oferecemos aos trabalhadores o controle de riscos e a identificação dos riscos existentes e permanentes aos trabalhadores que exerçam funções em ambientes de trabalho confinado ou não projetado para a ocupação humana, transmitindo o treinamento adequado para implementação de gestão de segurança e medidas de controle em caso de emergências e de salvamento em situações de risco.

NR 35 - TRABALHO EM ALTURA

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização, execução, treinamento de funcionários, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Para este treinamento tem-se uma carga horária mínima de 8 (oito) horas, onde são apresentados os equipamentos de segurança para trabalho em altura, bem como a forma correta para guarda-los e inspecioná-los antes do uso, garantindo assim, a segurança do colaborador.

Esse treinamento é indispensável para qualquer atividade que seja realizada com uma diferença de altura igual ou superior a 2 (dois) metros e que ofereça o risco de queda.