NR 20 - PRONTUÁRIO DE INSTALAÇÃO
A NR20 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego relativa às atividades com inflamáveis e líquidos combustíveis, resultado de um amplo estudo realizado com representantes dos trabalhadores, dos proprietários de postos, e do Governo que cumpre um compromisso de implementar padrões internacionais de prevenção de acidentes de trabalho. Sua Função é estabelecer requisitos mínimos de Segurança e Saúde no trabalho contra fatores de risco e acidentes, exigindo assim a implantação de um sistema de gestão, que deve ser realizado em um âmbito global das instalações, envolvendo o revendedor e seus colaboradores.
Na prática, são plantas, certificados, formulários e documentos que contenham não apenas Dados técnicos, mas também as evidências de que todas as exigências abaixo estão sendo cumpridas:
- Análise de risco;
- Projeto da instalação;
- Procedimentos operacionais seguros;
- Manutenção e inspeção das instalações;
- Inspeções de Segurança e Saúde;
- Plano de prevenção e controle de vazamento, derramamento, incêndio e explosão;
- Controle de fontes de ignições;
- Plano de respostas a emergências;
- Capacitação de empregados e contratados
Outros documentos