top of page

DOCUMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

PGR - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

É um documento que demonstra o conjunto de ações e todos os procedimentos necessários para que meios de prevenção sejam implantados dentro de uma obra.

PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Embasada legalmente nos artigos 175 a 178 da CLT, esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

LAUDO DE INSALUBRIDADE

O laudo técnico de insalubridade é o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento trabalham expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à sua saúde, considerando os limites máximos de tolerância estabelecidos pela legislação vigente.

 

O laudo técnico de insalubridade serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber o adicional de insalubridade, que varia entre 10%, 20% ou 40% do salário mínimo, dependendo do agente prejudicial a que estão expostos. O mesmo pode ser utilizado em uma ação da empresa para neutralizar ou até mesmo eliminar os agentes de risco.

LAUDO DE PERICULOSIDADE

Tem a finalidade de atender as exigências da norma regulamentadora 16, visando a caracterização, ou não, de adicional de periculosidade, de acordo com avaliações realizadas para cada função de forma qualitativa.

LTCAT - LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO

Conforme, estabelece o art. 58 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT tem como objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, para fins de concessão, entre outros, da aposentadoria especial.

PCMAT - PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

O PCMAT é regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 (NR 18) através da Portaria 3.214 de 1978.

O PCMAT é um programa que estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Resumindo, o PCMAT dita uma serie de medidas de segurança a serem adotadas durante o desenvolvimento da obra. Esses procedimentos de segurança, que visam antecipar os riscos. Para possam ser definidos estratégias para evitar acidentes de trabalho e o aparecimento de doenças ocupacionais.

PRONTUÁRIO DE INSTALAÇÃO NR 20

A NR20 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego relativa às atividades com inflamáveis e líquidos combustíveis, resultado de um amplo estudo realizado com representantes dos trabalhadores, dos proprietários de postos, e do Governo que cumpre um compromisso de implementar padrões internacionais de prevenção de acidentes de trabalho.  Sua Função é estabelecer requisitos mínimos de Segurança e Saúde no trabalho contra fatores de risco e acidentes, exigindo assim a implantação de um sistema de gestão, que deve ser realizado em um âmbito global das instalações, envolvendo o revendedor e seus colaboradores.

Na prática, são plantas, certificados, formulários e documentos que contenham não apenas Dados técnicos, mas também as evidências de que todas as exigências abaixo estão sendo cumpridas: 

- Análise de risco;

- Projeto da instalação;

- Procedimentos operacionais seguros;

- Manutenção e inspeção das instalações;

- Inspeções de Segurança e Saúde;

- Plano de prevenção e controle de vazamento, derramamento, incêndio e explosão;

- Controle de fontes de ignições;

- Plano de respostas a emergências;

- Capacitação de empregados e contratados

CAT - COMUNICADO DE ACIDENTE DE TRABALHO

A CAT é um documento usado para comunicar o acidente ou doença de trabalho ao INSS.

​Serve para comunicar ao INSS que determinada pessoa sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional. É também a principal ferramenta de estatísticas de acidente de trabalho e de trajeto da Previdência Social.

PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

Tendo sua elaboração obrigatória a partir de 01.01.2004 (data fixada pela IN INSS/DC 96/2003) o PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

PPRA
LAUDO DE INSALUBRIDADE
LAUDO DE PERICULOSIDADE
CAT
PRONTUÁRIO DE NR 20
LTCAT
PPP
PGR
PCMAT
bottom of page