ENGENHARIA AMBIENTAL

LICENCIMENTO AMBIENTAL

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.

PGRS - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A legislação exige que grandes geradores como indústrias, supermercados e shoppings, façam seu PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O desenvolvimento desse plano traz grandes benefícios para uma empresa e exige a implantação de um Programa de Coleta Seletiva de qualidade.

O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos abrange procedimentos e técnicas que garantem que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.

PGRCC - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A resolução nº 307 obriga, desde 2005, a segregação dos entulhos na própria obra e a destinação adequada de todos os resíduos, já que a responsabilidade, conforme a legislação, é do gerador.

A mesma resolução obriga as construtoras a elaborar o PGRCC - Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil como condição para a aprovação dos projetos de construção junto às prefeituras, onde são estimadas a quantidade de cada resíduo, por classe, resultantes daquela construção e é definido para onde os mesmos serão destinados de forma ambientalmente correta.

PGRSS - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DA SAÚDE

As resoluções CONAMA nº 283/01 e nº 358/05, além da Resolução Anvisa RDC 306/04,  obrigam os geradores de resíduos de saúde a dar destinação adequada ao seus resíduos.

As mesmas resoluções obrigam os geradores a elaborar seus PGRSS - Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - destacando os tipos de resíduos e sua quantidade, além da destinação adequada que o gerador está dando a cada tipo de resíduo.

PROJETOS AMBIENTAIS

Os procedimentos de licenciamento de atividades industriais e de serviços variam de acordo com a atividade e porte dos empreendimentos. Auxiliamos  nossos clientes na realização dos procedimentos corretos para licenciamento de cada atividade.

 

Oferecemos serviços de gestão ambiental completa, auditoria ambiental, estudos ambientais específicos, regularizações, entre outros.

Também realizamos análise de viabilidade ambiental de projetos que se encontram em planejamento. Essa análise busca conhecer os riscos e demandas ambientais do empreendimento antes de sua implantação, avaliando as medidas necessárias para torná-lo viável.